MENU

o que você está procurando?

4 de jun. de 2013

Programação Didática I

Pintura circular de Kandinsky

Resultado do trabalho dos alunos nesta segunda-feira. Conforme planejamento, visando ampliar o conhecimento das crianças sobre a obra de Kandinsky.



LING. PLÁSTICA: pintura circular de kandinsky

OBJETIVO: ampliar o conhecimento das crianças sobre a obra de kandinsky

PROCEDIMENTO: com as crianças organizadas em roda mostrar alguns livros com obras de kandinsky e relembrar alguns conceitos trabalhados na semana passada sobre o artista. em seguida vamos escutar um cd de musica clássica e pintar com rolinhos uma superfície com tinta preta e depois carimbar com copos e esponjas círculos coloridos em cima. cada criança participara em quartetos nessa etapa da atividade.

LING. SONORA: leãozinho - palavra cantada

OBJETIVO: ampliar repertório musical

PROCEDIMENTO: com as crianças organizadas em roda escutar a música e em seguida conversar sobre o leão da música e o leão da savana, apontando semelhanças e diferenças.

LING. ORAL – RELÓGIO DA LEITURALivro: o lobinho bom

Objetivo: Ampliar o vocabulário, abordar questões referentes a diferenças entre cada um.

Procedimento: com o auxilio do livro a professora contará a história com a turma separada em dois grupos.

LING. CORPORAL: cantos de brincadeiras no parque

OBJETIVO: Expressão corporal e integração.

PROCEDIMENTO: os professores irão dividir o parque por brincadeiras como: desenho no chão com giz, boliche, trampolim e colchonete, serpentinas dançantes, etc. Colocar um cd com musicas animadas e propiciar uma recreação para as crianças.

LING. AUDIOVISUAL: DVD palavra cantada - pauleco e sandreca

Objetivo: apresentar os novos clipes de algumas canções conhecidas da turma.

Procedimento: no cantinho do saber assistir o dvd com as crianças organizadas nos colchonetes.

LING. CORPORAL: ciranda dos bichos

Objetivo: BRINCADEIRAS COM O CORPO e imitar animais

Procedimento: na sala de aula, em roda dançar com as crianças a coreografia dança dos bichos da palavra cantada.

LING. JOGO SIMBÓLICO: CAMARIM DE FANTASIA

Objetivo: Estimular a imaginação e o faz de conta.

Procedimento: Organizar algumas fantasias e solicitar que cada um escolha uma fantasia ou acessório para vestir. em seguida organizar um bailinho para as crianças se divertirem.

LING. CORPORAL: campeonato de arrumação de brinquedos

Objetivo: coordenação motora

Procedimento: propor no parque uma gincana diferente, onde as crianças irão brincar de guardar  brinquedos e outros objetos separados em caixas específicas. as equipes serão formadas com trios de crianças.


LING. ORAL e escrita: dicionário informal infantil

OBJETIVO: explorar a criatividade e a oralidade

PROCEDIMENTO: durante a semana as professoras recolherão alguns explicações das crianças sobre o conceito de algumas palavras como tristeza, solidão , amor, etc. os conceitos mais interessantes serão relidos e escritos em uma folha de cartolina que será exposta na sala de aula. essa atividade foi inspirada no trabalho de javier naranjo, que compilou as definições feitas por crianças colombianas no livro casa das estrelas, o universo contado pelas crianças. em sala as definições do  cartaz serão discutidas pelas crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário