MENU

o que você está procurando?

6 de jun. de 2014

Dica de Leitura: DEZ LIVROS PARA VIAJAR SEM SAIR DO LUGAR


Ontem aquele dia maravilhoso de sol e hoje essa chuvinha...pelo menos temos uma ótima desculpa para ler uma historinha pros pequenos...
Pensando nisso montei uma pequena lista de 10 livros pra viajar sem sair do lugar...Afinal é isso que os livros fazem... nos permitem viajar ... pra longe,  pra perto, conhecer lugares e culturas e até se conhecer melhor...afinal existem livros que nos fazem viajar para dentro de nós mesmos, despertando muitos sentimentos.

Então...  vamos embarcar?



Este livro é primoroso, com suas ilustrações e edição de primeira linha.  Os desenhos com cores impecáveis são da artista Julia Wauters também conhecida por suas elegantes campanhas publicitárias. Podemos viajar pela savana africana, taiga russa, selva amazônica, entre outros habitats interessantes. A surpresa é por conta das páginas de acetato pintadas de azul que vão revelando diferentes animais conforme seus hábitos noturnos ou diurnos.



A história é contada em verso e rima e acompanha desde o nascimento até a vida adulta de uma tartaruga-verde do mar. Uma viagem pelas águas do oceano, e o encontro com muitos animais marinhos que empolgam os pequenos. Além disso tem o contexto ambiental  forte do livro que pode ser muito bem aproveitado em sala de aula.



Esse livro é daqueles que nos permite viajar pelas nossas emoções. Eu particularmente me emociono muito com essa história por vivenciar as mudanças na minha família com o diagnóstico da minha avó (Mal de Alzheimer). É singela e sincera a viagem que a Dona Antônia faz pelas lembranças despertadas pelo presente do seu amiguinho Guilherme. 



 Essa viagem é divertida e solidária...Uma bruxa atrapalhada com o vento, mas disposta a fazer novos amigos. As crianças adoram, além de ser um ótimo livro para trabalhar com improvisações na hora de contar  histórias. O texto é bem escrito pela Julia Donaldson criadora do Grúfalo ( as ilustrações também são do Alex Scheffler)



A viagem da viagem...rsrsrs...O pequeno Max viaja em seu barquinho até a terra encantada onde se torna rei de todos os monstros!! Tudo isso sem sair do próprio quarto...Um valioso clássico do maravilhoso Maurice Sendak!!



Livro repleto de  imagens que nos fazem viajar por tantos cenários familiares e calorosos, despertando muitas emoções ligadas ao nosso cotidiano,  ou  ainda nos permitindo imaginar lugares que não conhecemos. Faço questão de incluir esse livro na lista pra citar ainda esta maravilhosa campanha de leitura.



 Este livro é bem interessante para introduzir várias propostas em sala de aula: o aspecto cultural da China , a honestidade e compromisso do menino Ping com a verdade, até a germinação de sementes. São imagens  delicadas e coloridas que nos levam num passeio pela China Imperial. Uma fábula sobre a honestidade e sua recompensa!



 Uma viagem encantada para entender alguns mistérios da vida e da morte, por meio de lendas e folclore de algumas regiões do mundo. Uma sábia coruja acompanha uma curiosa menina nesta emocionante jornada.
Aqui um vídeo da própria autora falando um pouco da sua  carreira e contando um trecho muito bonito deste livro.



Minha mãe conhece muito bem uma "Prudência" chamada Claudine...rsrsrs. 
As ilustrações são BELÍSSIMAS!!! As cores, as linhas, os recortes...tudo neste livro me encanta.
E a viagem? Cheia de imaginação do universo infantil... Desperta sensações a cada virar de página. Um mergulho na cachoeira, uma floresta noturna, um mundo de sonhos. A autora e ilustradora Charlotte Gastaut nos presenteia com seus lindos desenhos de encher os olhos.



 Repleto de informações interessantes e simpáticas ilustrações é uma boa forma de correr atrás de respostas para a curiosidade das crianças. E a viagem é assim: continentes, animais, comida, cultura, bandeira, etc. É bastante informação para um livrinho pequeno, além de ser um verdadeiro achado econômico, paguei apenas 5 reais numa daquelas máquinas de livros nas estações de metro. 
Pra quem tiver curiosidade sobre essas máquinas dê uma olhadinha no link:

Bon Voyage meus amigos, beijos Cacau

5 de jun. de 2014

Dica de Leitura: O CASACO DE PUPA



 Conheci recentemente em uma  feira de livros a editora Jujuba, e me apaixonei pelas ilustrações primorosas dos livros. A escritora e ilustradora espanhola, ElenaFerrándiz, nos presenteia com belas e delicadas ilustrações e uma história com poder de alcance para as mais variadas idades. As imagens são bem detalhadas, mas sem cores vivas, o que pode não ser apreciado pelos bem pequeninos. Me chamou atenção ainda a diagramação do texto de acordo com o sentido das frases, que mesmo de forma sutil traz algo a mais para o livro. Um ponto negativo, em minha opinião, é a gramatura das páginas e a ausência de uma capa dura, que torna o livro um pouco frágil.








Mas vamos falar da história...
Pupa é uma menina cheia de medos, que usa um casaco para se proteger. Mas no decorrer da história percebemos que todos aqueles medos e receios vão se acumulando dentro do seu casaco, que acaba ficando muito pesado, impedindo que ela chegasse a lugar algum. Então ela se enche de coragem para se livrar daquele casaco pesado... E vocês já devem imaginar o que acontece... Ela se liberta...como uma linda borboleta!!!

Os medos da Pupa são tão comuns em muitas fases da nossa vida, que com certeza você poderá identificar alguma situação que viveu.
Medo de repetir o passado, medo que tudo mude, medo que não a queiram, medo da solidão, medo de voar, medos e mais medos.
Quem sabe a minha predileção por este livro esteja fortemente ligada a minha fase atual, repleta de mudanças... Deixar os meus alunos, decidir parar de dar aulas para investir em outras coisas não foi fácil... E o medo do futuro às vezes incomoda mesmo... Mas temos que enfrentar nossos medos e arriscar outros voos... E é isso que eu fiz!

Beijos e boa leitura, Cacau.

Dia de Sol: Mandalas Coloridas nas Janelas



Nesta quinta com esse sol tão lindo, resolvi fazer uma pequena surpresa pra Nina, encontrei essa atividade no site Picklebums que é repleto de idéias bacanas e lindas! aqui a inspiração 
Mas vou deixar o material separado, pois tenho certeza que ela vai querer criar suas próprias mandalas e colorir todas as janelas da nossa casa.


Vamos separar o material? 

  • papel de seda ou qualquer tipo de papel com uma gramatura menor para que aconteça o efeito de transparência ( eu usei até plástico)
  • tesoura para recortar formas geométricas para incrementar o teor pedagógico da brincadeira
  • modelo de mandala (opcional) Dá pra fazer sem nenhuma dificuldade essa base de orientação riscando diretamente em qualquer folha sulfite
  • papel adesivo de contato...o que ? o velho contact minha gente!!
  • lantejoulas para alguns detalhes
  • durex
  • prato 
  • uma música bem gostosa para completar o clima...



 

                                             

Recorte os pedacinhos de papel colorido, para ajudar as crianças podemos separar em potinhos o que facilita a organização do espaço.
Com um prato risque no papel adesivo o círculo e recorte. Coloque se preferir o modelo embaixo do
 contatct  com a parte colante pra cima , para fixar usei pedacinhos de durex .
Então vem a parte gostosa...criar..vá completando a sua mandala o quanto quiser e depois é só colar na janela e ficar curtindo o efeito dos raios solares e as cores da mandala.

Beijos, Cacau!!


4 de jun. de 2014

Linguagem Musical na Educação Infantil

A linguagem musical está fortemente presente na nossa vida , desde o nascimento, a criança tem necessidade de desenvolver o senso de ritmo, ela observa atentamente o mundo que a rodeia com sua profusão de ritmos... O badalar do relógio, o andar das pessoas, o latido do cachorro, os pingos de chuva, as batidas do coração, o motor do carro, o estalar dos dedos, o som da tv, são apenas alguns sons entre uma imensidão sonora.
 A música tem sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e motor despertando a criatividade nos pequenos. Cada criança ao escutar uma melodia, interpreta-a de forma única e pessoal. Além da  compreensão interna, inversamente, a música fornece, também subsidios para externar sentimentos.
Ao inserir a música na prática diária do ambiente escolar, estamos auxiliando nossos alunos no processo de aprendizagem da escrita e da leitura criando o gosto pelos diversos assuntos abordados, desenvolvendo a coordenação motora, o ritmo, auxiliando na formação de conceitos, no desenvolvimento da autoestima e na interação com o outro.


Este ano criei essa bolsa “mágica” com muitas opções de brincadeira com a música. As crianças experimentam os diferentes tipos de som, criam e recriam histórias e músicas.
Além de apresentar os instrumentos musicais é importante criar alguns com as crianças, como por exemplo: chocalhos, matracas, apitos, entre outros. Devemos explorar as infinitas possibilidades de produzir som seja com o corpo ou com objetos diversos.

* esta linda bolsa foi um presente da minha querida tia Clarisse, que confeccionou especialmente para mim!!!
















A escolha do repertório musical também é um item de atenção, com tanto material de qualidade nacional podemos deixar de lado um pouco as músicas da Galinha Pintadinha, Eliana e Xuxa...Meus alunos por exemplo adoravam escutar Guarani do compositor e maestro Carlos Gomes, para sentir a música “crescer”.


 As músicas da Palavra Cantada são uma unanimidade na predileção dos pequenos.

Esses livrinhos cds são da Cosac Naify


Tenho um encantamento por essa música, que é ótima para rodas de relaxamento com os pequenos...

Minha dica é: experimentem e ousem...existe um vasto repertório de ritmos e sons lá fora...rsrsrsrs

" A música expressa o que não pode ser dito em palavras mas não pode permanecer em silêncio." – Victor Hugo


Beijos e boa aula....Cacau