MENU

o que você está procurando?

5 de jun. de 2014

Dica de Leitura: O CASACO DE PUPA



 Conheci recentemente em uma  feira de livros a editora Jujuba, e me apaixonei pelas ilustrações primorosas dos livros. A escritora e ilustradora espanhola, ElenaFerrándiz, nos presenteia com belas e delicadas ilustrações e uma história com poder de alcance para as mais variadas idades. As imagens são bem detalhadas, mas sem cores vivas, o que pode não ser apreciado pelos bem pequeninos. Me chamou atenção ainda a diagramação do texto de acordo com o sentido das frases, que mesmo de forma sutil traz algo a mais para o livro. Um ponto negativo, em minha opinião, é a gramatura das páginas e a ausência de uma capa dura, que torna o livro um pouco frágil.








Mas vamos falar da história...
Pupa é uma menina cheia de medos, que usa um casaco para se proteger. Mas no decorrer da história percebemos que todos aqueles medos e receios vão se acumulando dentro do seu casaco, que acaba ficando muito pesado, impedindo que ela chegasse a lugar algum. Então ela se enche de coragem para se livrar daquele casaco pesado... E vocês já devem imaginar o que acontece... Ela se liberta...como uma linda borboleta!!!

Os medos da Pupa são tão comuns em muitas fases da nossa vida, que com certeza você poderá identificar alguma situação que viveu.
Medo de repetir o passado, medo que tudo mude, medo que não a queiram, medo da solidão, medo de voar, medos e mais medos.
Quem sabe a minha predileção por este livro esteja fortemente ligada a minha fase atual, repleta de mudanças... Deixar os meus alunos, decidir parar de dar aulas para investir em outras coisas não foi fácil... E o medo do futuro às vezes incomoda mesmo... Mas temos que enfrentar nossos medos e arriscar outros voos... E é isso que eu fiz!

Beijos e boa leitura, Cacau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário