Em
nossa reunião com a coordenação nos foi apresentada uma figura de uma lagarta
com a impressão dos dedos dos pés de uma criança e recebemos a orientação de
realizar um trabalho mais orientado do professor na arte que as crianças
registram no azulejo. Mas naquele momento percebemos a importância de
proporcionar uma experiência significativa neste processo e vislumbramos a
possibilidade da criança olhar para o azulejo e contextualizar suas
experiências vividas no BII este ano. Resolvemos então interligar a proposta
para o segundo semestre do projeto anual que envolvia a observação e cuidado
com a natureza com o livro “Uma Lagarta Muito Comilona” de Eric Carle.
Com
este livro abrimos uma gama de opções e propostas de atividades e brincadeiras
com as crianças envolvendo todas as linguagens que compõe a nossa programação
didática. Além de introduzir novas histórias, vídeos e músicas que envolvam
pequenos insetos de jardim.
Quando
pensamos no espaço físico geralmente limitado que as crianças atendidas na
escola dispõem, essa proposta pareceu se tornar mais coerente ainda. A
observação dos pequenos detalhes que nos rodeiam, desperta a concentração e
atenção das crianças.
Conseguimos
observar ainda, que conforme as crianças foram se interessando pelo tema, houve
um desenvolvimento significativo da oralidade, onde as crianças expressavam
claramente suas dúvidas e curiosidades dobre o tema, apontando suas observações
e solicitando mais informações a todo instante.
As
crianças puderam manusear e descobrir diversos materiais como tintas, colas,
papeis recortados. Brincaram com os movimentos de lagartas e borboletas,
dançaram com fitas coloridas e deslizaram pelo chão da sala, explorando as
possibilidades de se expressar com os movimentos corporais. Observaram as
plantas e o espaço, ajudaram a cuidar das plantas do corredor na entrada da
escola, além de visitarem o pequeno espaço verde, porém rico, localizado na
frente da sala do BI.
Fizemos
constantemente releituras, recriando os personagens da história. História esta
que hoje se encontra exposta nas paredes da entrada da escola, por meio da arte
dos pequenos no azulejo.
Alem
de trabalhar com os insetos da história, trabalhamos com a noite, dia, lua,
sol, dias da semana, frutas, comidas, alimentação saudável e a transformação
por meio da metamorfose.
Transformação
que nossos alunos do BII também viveram, bem diante de nossos olhos, com a
conquista da autonomia e segurança para buscar novos desafios.
Algumas atividades
realizadas durante o projeto:
“Pintura sobre as
borboletas”
Num grande papel Kraft, despejamos
sobre ele borboletas de EVA, tinta guache e pincéis. Às crianças ficaram livres
para explorar as cores e os movimentos do pincel. Cada uma teve o cuidado para
que todas fossem pintadas e a escolha das cores sempre foi do vermelho, azul e
amarelo tendo como mistura o surgimento de novos tons. Tendo essa percepção, às
crianças passaram a pintar também o Kraft e no final surgiu um lindo trabalho
de arte visualizado por todos. As borboletas pintadas ainda foram aproveitas
para enfeitar o jardim das lagartas.
“carimbo com
frutas”
Além
de apresentar para as crianças as frutas do livro para degustação, realizamos
uma atividade de arte, onde as crianças carimbaram as metades das frutas
(laranja, maça e pera) folhas de A3.
“brincando de lagarta e borboleta”
As
professoras orientaram a brincadeira com o auxilio de um cd com música
relaxante. As crianças se divertiram imitando e inventando movimentos de
lagarta e borboleta. Na foto abaixo, estamos representando o casulo da
borboleta.
“colagem da lagarta”
Nesta
atividade distribuímos papel com desenho de uma lagarta, e pequenos círculos
recortados de papel colorido. As crianças colaram os círculos em cima da cola
formando uma lagarta.
“ALIMENTANDO A LAGARTA NO
JARDIM”
Escondemos no jardim algumas lagartas
que as crianças fizeram com a massinha de modelar caseira, e na sequencia
solicitamos que as crianças encontrassem essas lagartas e oferecessem pedaços
de maça, pois como a lagarta era “comilona” estava com muita fome. Acredito que
as crianças nesta atividade comeram muito mais as maças do que a própria
lagarta.
Esse
projeto foi muito interessante para abordar o tema de alimentação saudável.
Neste dia, por exemplo, as crianças observaram que no dia que a lagarta comeu
muitas guloseimas ela teve uma bela dor de barriga.
“LAGARTA COM MASSINHA DE
MODELAR CASEIRA”
Nesta
atividade as crianças exploraram a textura e cores da massinha caseira com
cores bem vibrantes. Enrolaram bolinhas e criaram suas lagartinhas.
Aproveitamos para fazer uma experiência e assamos as lagartas, já que a
massinha era de trigo, água e sal. Foi interessante a observação das crianças
sobre a temperatura da lagarta após a retirada do forno.
“LAGARTA COM PALITO DE
PICOLÉ E FIO DE LÔ
As
crianças adoraram esta atividade, onde após colar a cabecinha da lagarta no
palito de picolé, foram enrolando o fio de lã até formar o corpo da lagarta.
Observamos que algumas crianças passavam para cuidar e “conversar” com suas
lagartas enquanto estas estavam expostas na mesinha fora da sala de aula.
“CUIDANDO DO JARDIM”
A
proposta para esse segundo semestre contemplava a área da natureza e sociedade,
e conforme fomos desenvolvendo o tema do projeto, a relação de cuidado que as
crianças devem ter com a natureza foi despertado. Conseguimos aproveitar o
espaço verde mesmo que limitado da escola. Essa visão do micro ao macro é
essencial para a organização do conhecimento dos pequenos.
“PINTURA ESPONJADA COM
RELEVO”
Essas
telinhas foram pintadas com a seguinte técnica: primeiramente foi feito um
desenho em relevo com cola quente. As crianças esponjaram em cima da tela com cores
variadas. Na última etapa, a cola quente foi retirada, revelando o desenho na
tela branca. O trabalho ficou bem colorido, e as crianças presentearam seus
familiares com essas telinhas no final do ano.
As
crianças puderam trabalhar também com a noite representada pela lua e o dia
pelo sol. Optamos pelo recorte e colagem nesta releitura da lua. Além da lua,
as crianças colaram a folha com um pequeno ovo da lagarta (no caso utilizamos
pequenos pompons brancos)
“RELEITURA DO SOL”
Tivemos alguns momentos
interessantes relacionados a releitura que cada grupo fazia das atividades
programadas. Seguíamos a idéia, mas a execução ficava a cargo de cada
professora com o seu grupo. Assim durante a troca de experiencias que fazíamos,
conseguimos perceber a riqueza nas diferentes possibilidades que surgiam
durante as atividades. Cada criança teve sua maneira de realizar a colagem, uns
mais delicados e cuidadosos para colar a fita toda no papel, outros quiseram
colar no centro da bola amarela e outros colaram e desgrudaram do papel. O que
mais chamou a atenção nessa atividade foi à concentração e paciência em esperar para
fazer as duas etapas.
“SAQUINHO COM GEL E CORANTE – MELANCIA”
As crianças brincaram bastante com
esses saquinhos que representavam a fatia de melancia do livro. Eles misturaram
o gel transparente, pedacinhos de eva e
o corante vermelho. Várias crianças da escola pararam para olhar e pegar os
saquinhos que ficaram expostos no lado de fora da sala.
“DANÇA COM FITAS DOURADAS”
A expressão corporal foi bastante
valorizada durante este projeto, neste dia, as crianças dançaram com fitas
douradas a música do Rubinho do Vale – Bicho da Seda. Nesta foto podemos
observar que as crianças descobriram que com o ventilador o movimento das fitas
ficava mais interessante.
“PINTURA E COLAGEM COM
TAMPINHAS”
As
crianças pintaram essas tampinhas de garrafa pet, e montaram suas lagartinhas.
Em nossa sala temos uma caixa com várias tampinhas, que as crianças utilizam
livremente para criação e brincadeiras, e facilmente podemos observar ainda
hoje, as crianças montando lagartas com as tampinhas das mais variadas formas.
“CULINÁRIA DA LAGARTA”
Além
da degustação, neste dia apresentamos para as crianças de uma forma lúdica e divertida
a lagarta em forma de frutas. Vale ressaltar que esta apresentação diferenciada
dos alimentos já acontece na escola na hora do almoço, quando o cozinheiro
prepara um prato elaborado para apresentarmos para os pequenos antes da
refeição. Aproveitamos essa ideia para explorar o tema da lagarta. Neste dia as
crianças comeram bananas, uvas e maça. Além de um brigadeiro de gelatina que
formava a cabeça da lagarta. Reunimos todas às crianças no refeitório e lá preparamos
três lagartas, cada uma para um grupo de crianças. Tudo isso acompanhado pelas
crianças que prontamente se atentaram em dizer os nomes das frutinhas e a
reconhecer a lagarta das histórias dizendo: “É a lagarta”. Ao apresentar as
lagartas prontas, todas ficaram encantadas e queriam colocar a mão para ver se
era de verdade, foi um momento bem divertido.
“Cartaz da lagarta”
Logo que foi apresentada a pintura no cartaz
da Lagarta Comilona, as crianças já foram dizendo quem era, e contando a
história para elas, pudemos verificar o conhecimento delas sobre os nomes das
frutas. Essa atividade uniu a história com o contexto das crianças, pois a
maioria das frutas no cartaz condizia com as que são fornecidas no CEI. O cartaz
ficou exposto na sala boa parte do projeto para a visualização e
reconhecimento. assim como o ciclo da metamorfose da lagarta em outro cartaz na entrada da sala.
“alimentando a lagarta comilona”
Solicitamos que as crianças alimentassem a lagarta com
recortes de frutas relacionadas com a história para uma lagarta confeccionada
numa caixa de papelão.
“PINTURA DOS AZULEJOS”
Nossa
ideia principal com este tema da lagarta era proporcionar um momento
significativo para as crianças durante a pintura dos azulejos. Acreditamos que
fomos bem sucedidas nesta proposta. As crianças gostaram da atividade, pois
estavam bastante familiarizadas com os desenhos e o tema. Hoje quando passam
pelos azulejos apontam seus trabalhos e recontam a história. Utilizamos
diferentes técnicas para a pintura dos azulejos. Mas basicamente críamos moldes
vazados para as crianças utilizarem esponjas, além da impressão dos dedos e
mãos dos pequenos. No decorrer do projeto durante as atividades de arte
plástica procuramos oferecer folhas e cartolinas no tamanho dos azulejos, com o
objetivo de trabalhar o espaço que as crianças teriam para sua arte.
Professoras: Cacau, Evelyn e Francine - BII - 2014
que coisa mais linda minha gente!!!
ResponderExcluiramei! bem completo esse projeto da borboleta. vou aplicar com meus alunos que são encantados pela a música da lagarta comilona. obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirQue travalhonlineo! Parabéns professores!
ResponderExcluirProposta de trabalho maravilhosa, parabéns!
ResponderExcluirAdorei o planejamento! Muito rico em atividades e conhecimento! Parabéns!
ResponderExcluirParabéns amei seu trabalho, inspirou muito meu projeto sobre a Lagarta Comilona
ResponderExcluirAdorei. Parabéns pelo projeto
ResponderExcluirEncantada e inspirada.
ResponderExcluirParabéns!!!
Projeto belíssimo
ResponderExcluirParabéns!!!
ResponderExcluirMuito interessante seu planejamento.