MENU

o que você está procurando?

22 de jan. de 2015

PROJETO: UMA LAGARTA MUITO COMILONA

PROJETO: UMA LAGARTA MUITO COMILONA

            Em nossa reunião com a coordenação nos foi apresentada uma figura de uma lagarta com a impressão dos dedos dos pés de uma criança e recebemos a orientação de realizar um trabalho mais orientado do professor na arte que as crianças registram no azulejo. Mas naquele momento percebemos a importância de proporcionar uma experiência significativa neste processo e vislumbramos a possibilidade da criança olhar para o azulejo e contextualizar suas experiências vividas no BII este ano. Resolvemos então interligar a proposta para o segundo semestre do projeto anual que envolvia a observação e cuidado com a natureza com o livro “Uma Lagarta Muito Comilona” de Eric Carle.
            Com este livro abrimos uma gama de opções e propostas de atividades e brincadeiras com as crianças envolvendo todas as linguagens que compõe a nossa programação didática. Além de introduzir novas histórias, vídeos e músicas que envolvam pequenos insetos de jardim.
            Quando pensamos no espaço físico geralmente limitado que as crianças atendidas na escola dispõem, essa proposta pareceu se tornar mais coerente ainda. A observação dos pequenos detalhes que nos rodeiam, desperta a concentração e atenção das crianças.
            Conseguimos observar ainda, que conforme as crianças foram se interessando pelo tema, houve um desenvolvimento significativo da oralidade, onde as crianças expressavam claramente suas dúvidas e curiosidades dobre o tema, apontando suas observações e solicitando mais informações a todo instante.
            As crianças puderam manusear e descobrir diversos materiais como tintas, colas, papeis recortados. Brincaram com os movimentos de lagartas e borboletas, dançaram com fitas coloridas e deslizaram pelo chão da sala, explorando as possibilidades de se expressar com os movimentos corporais. Observaram as plantas e o espaço, ajudaram a cuidar das plantas do corredor na entrada da escola, além de visitarem o pequeno espaço verde, porém rico, localizado na frente da sala do BI.
            Fizemos constantemente releituras, recriando os personagens da história. História esta que hoje se encontra exposta nas paredes da entrada da escola, por meio da arte dos pequenos no azulejo.
            Alem de trabalhar com os insetos da história, trabalhamos com a noite, dia, lua, sol, dias da semana, frutas, comidas, alimentação saudável e a transformação por meio da metamorfose.

            Transformação que nossos alunos do BII também viveram, bem diante de nossos olhos, com a conquista da autonomia e segurança para buscar novos desafios.

Algumas atividades realizadas durante o projeto:


“Pintura sobre as borboletas”

            Num grande papel Kraft, despejamos sobre ele borboletas de EVA, tinta guache e pincéis. Às crianças ficaram livres para explorar as cores e os movimentos do pincel. Cada uma teve o cuidado para que todas fossem pintadas e a escolha das cores sempre foi do vermelho, azul e amarelo tendo como mistura o surgimento de novos tons. Tendo essa percepção, às crianças passaram a pintar também o Kraft e no final surgiu um lindo trabalho de arte visualizado por todos. As borboletas pintadas ainda foram aproveitas para enfeitar o jardim das lagartas.


 “carimbo com frutas”
            Além de apresentar para as crianças as frutas do livro para degustação, realizamos uma atividade de arte, onde as crianças carimbaram as metades das frutas (laranja, maça e pera) folhas de A3.
 “brincando de lagarta e borboleta”


            As professoras orientaram a brincadeira com o auxilio de um cd com música relaxante. As crianças se divertiram imitando e inventando movimentos de lagarta e borboleta. Na foto abaixo, estamos representando o casulo da borboleta.

“colagem da lagarta”
            Nesta atividade distribuímos papel com desenho de uma lagarta, e pequenos círculos recortados de papel colorido. As crianças colaram os círculos em cima da cola formando uma lagarta.
“ALIMENTANDO A LAGARTA NO JARDIM”
            Escondemos no jardim algumas lagartas que as crianças fizeram com a massinha de modelar caseira, e na sequencia solicitamos que as crianças encontrassem essas lagartas e oferecessem pedaços de maça, pois como a lagarta era “comilona” estava com muita fome. Acredito que as crianças nesta atividade comeram muito mais as maças do que a própria lagarta.





 “cardápio com a lagarta comilona”
            Esse projeto foi muito interessante para abordar o tema de alimentação saudável. Neste dia, por exemplo, as crianças observaram que no dia que a lagarta comeu muitas guloseimas ela teve uma bela dor de barriga.


“LAGARTA COM MASSINHA DE MODELAR CASEIRA”
            Nesta atividade as crianças exploraram a textura e cores da massinha caseira com cores bem vibrantes. Enrolaram bolinhas e criaram suas lagartinhas. Aproveitamos para fazer uma experiência e assamos as lagartas, já que a massinha era de trigo, água e sal. Foi interessante a observação das crianças sobre a temperatura da lagarta após a retirada do forno.

“LAGARTA COM PALITO DE PICOLÉ E FIO DE LÔ
            As crianças adoraram esta atividade, onde após colar a cabecinha da lagarta no palito de picolé, foram enrolando o fio de lã até formar o corpo da lagarta. Observamos que algumas crianças passavam para cuidar e “conversar” com suas lagartas enquanto estas estavam expostas na mesinha fora da sala de aula.


 “CUIDANDO DO JARDIM”
            A proposta para esse segundo semestre contemplava a área da natureza e sociedade, e conforme fomos desenvolvendo o tema do projeto, a relação de cuidado que as crianças devem ter com a natureza foi despertado. Conseguimos aproveitar o espaço verde mesmo que limitado da escola. Essa visão do micro ao macro é essencial para a organização do conhecimento dos pequenos.


“PINTURA ESPONJADA COM RELEVO”
            Essas telinhas foram pintadas com a seguinte técnica: primeiramente foi feito um desenho em relevo com cola quente. As crianças esponjaram em cima da tela com cores variadas. Na última etapa, a cola quente foi retirada, revelando o desenho na tela branca. O trabalho ficou bem colorido, e as crianças presentearam seus familiares com essas telinhas no final do ano.





 “RELEITURA DA NOITE”
            As crianças puderam trabalhar também com a noite representada pela lua e o dia pelo sol. Optamos pelo recorte e colagem nesta releitura da lua. Além da lua, as crianças colaram a folha com um pequeno ovo da lagarta (no caso utilizamos pequenos pompons brancos)
“RELEITURA DO SOL”
            Tivemos alguns momentos interessantes relacionados a releitura que cada grupo fazia das atividades programadas. Seguíamos a idéia, mas a execução ficava a cargo de cada professora com o seu grupo. Assim durante a troca de experiencias que fazíamos, conseguimos perceber a riqueza nas diferentes possibilidades que surgiam durante as atividades. Cada criança teve sua maneira de realizar a colagem, uns mais delicados e cuidadosos para colar a fita toda no papel, outros quiseram colar no centro da bola amarela e outros colaram e desgrudaram do papel. O que mais chamou a atenção nessa atividade foi à concentração e paciência em esperar para fazer as duas etapas.
     



“SAQUINHO COM GEL E CORANTE – MELANCIA”
            As crianças brincaram bastante com esses saquinhos que representavam a fatia de melancia do livro. Eles misturaram o gel transparente, pedacinhos de eva  e o corante vermelho. Várias crianças da escola pararam para olhar e pegar os saquinhos que ficaram expostos no lado de fora da sala.

“DANÇA COM FITAS DOURADAS”
            A expressão corporal foi bastante valorizada durante este projeto, neste dia, as crianças dançaram com fitas douradas a música do Rubinho do Vale – Bicho da Seda. Nesta foto podemos observar que as crianças descobriram que com o ventilador o movimento das fitas ficava mais interessante.

  
“PINTURA E COLAGEM COM TAMPINHAS”
            As crianças pintaram essas tampinhas de garrafa pet, e montaram suas lagartinhas. Em nossa sala temos uma caixa com várias tampinhas, que as crianças utilizam livremente para criação e brincadeiras, e facilmente podemos observar ainda hoje, as crianças montando lagartas com as tampinhas das mais variadas formas.



“CULINÁRIA DA LAGARTA”
            Além da degustação, neste dia apresentamos para as crianças de uma forma lúdica e divertida a lagarta em forma de frutas. Vale ressaltar que esta apresentação diferenciada dos alimentos já acontece na escola na hora do almoço, quando o cozinheiro prepara um prato elaborado para apresentarmos para os pequenos antes da refeição. Aproveitamos essa ideia para explorar o tema da lagarta. Neste dia as crianças comeram bananas, uvas e maça. Além de um brigadeiro de gelatina que formava a cabeça da lagarta. Reunimos todas às crianças no refeitório e lá preparamos três lagartas, cada uma para um grupo de crianças. Tudo isso acompanhado pelas crianças que prontamente se atentaram em dizer os nomes das frutinhas e a reconhecer a lagarta das histórias dizendo: “É a lagarta”. Ao apresentar as lagartas prontas, todas ficaram encantadas e queriam colocar a mão para ver se era de verdade, foi um momento bem divertido.
        
                        




Cartaz da lagarta
            Logo que foi apresentada a pintura no cartaz da Lagarta Comilona, as crianças já foram dizendo quem era, e contando a história para elas, pudemos verificar o conhecimento delas sobre os nomes das frutas. Essa atividade uniu a história com o contexto das crianças, pois a maioria das frutas no cartaz condizia com as que são fornecidas no CEI. O cartaz ficou exposto na sala boa parte do projeto para a visualização e reconhecimento. assim como o ciclo da metamorfose da lagarta em outro cartaz na entrada da sala.





“alimentando a lagarta comilona”
            Solicitamos que as crianças alimentassem a lagarta com recortes de frutas relacionadas com a história para uma lagarta confeccionada numa caixa de papelão.
“PINTURA DOS AZULEJOS”
            Nossa ideia principal com este tema da lagarta era proporcionar um momento significativo para as crianças durante a pintura dos azulejos. Acreditamos que fomos bem sucedidas nesta proposta. As crianças gostaram da atividade, pois estavam bastante familiarizadas com os desenhos e o tema. Hoje quando passam pelos azulejos apontam seus trabalhos e recontam a história. Utilizamos diferentes técnicas para a pintura dos azulejos. Mas basicamente críamos moldes vazados para as crianças utilizarem esponjas, além da impressão dos dedos e mãos dos pequenos. No decorrer do projeto durante as atividades de arte plástica procuramos oferecer folhas e cartolinas no tamanho dos azulejos, com o objetivo de trabalhar o espaço que as crianças teriam para sua arte.

                          





Professoras: Cacau, Evelyn e Francine - BII - 2014




10 comentários:

  1. que coisa mais linda minha gente!!!

    ResponderExcluir
  2. amei! bem completo esse projeto da borboleta. vou aplicar com meus alunos que são encantados pela a música da lagarta comilona. obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  3. Que travalhonlineo! Parabéns professores!

    ResponderExcluir
  4. Proposta de trabalho maravilhosa, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o planejamento! Muito rico em atividades e conhecimento! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns amei seu trabalho, inspirou muito meu projeto sobre a Lagarta Comilona

    ResponderExcluir
  7. Adorei. Parabéns pelo projeto

    ResponderExcluir
  8. Encantada e inspirada.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns!!!
    Muito interessante seu planejamento.

    ResponderExcluir