MENU

o que você está procurando?

7 de jun. de 2013

EXPERIMENTAÇÃO SENSORIAL - PEQUENOS CIENTISTAS

ATIVIDADES: EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS
Objetivo:
Proporcionar o contato sensorial com diferentes texturas e cores, a exploração de materiais alternativos e experiências científicas, além da livre expressão artística.

PEQUENOS CIENTISTAS
A proposta segue uma linha mais sensorial ligada com ciências e com os assuntos trabalhados até agora com as crianças, como o sistema solar e o meio ambiente. Vamos criar dentro da sala um laboratório com cantos de experiências, onde as crianças vão parar em cada um e participar/vivenciar os experimentos.

 Erupção vulcânica:
Materiais:
·         ARGILA
·         BICARBONATO DE SÓDIO
·         CORANTE ALIMENTÍCIO VERMELHO
·         DETERGENTE
·         VINAGRE
·         GARRAFA DESCARTÁVEL OU POTE DE IOGURTE



Procedimentos: com um vulcão moldado com a argila previamente as crianças poderão observar a simulação da erupção de um vulcão, misturando o bicarbonato, o detergente e o vinagre misturados dentro da garrafa encaixada no vulcão.

            AREIA MOVEDIÇA
Materiais:
·         AMIDO DE MILHO(1,5 KG)
·         ÁGUA
·         MINIATURAS DE ANIMAIS
·         BANDEJA PLÁSTICA




Procedimentos: após explicar sobre a areia movediça, simular na bandeja o resgate de alguns animais desta “areia”. Primeiramente a criança poderá puxar rapidamente o bichinho, mas em seguida vamos contar até 10 para a criança puxar o bichinho. Seus dedinhos ficarão presos na areia.

  Escavação de gelatina
Materiais:
·         objetos variados: anel, moeda, botões, etc.
·         GELATINA 
·         COLHERES PLÁSTICAS e potinhos plásticos



Procedimentos: falar um pouco sobre o paleontólogo e sua função de buscar fósseis. Em seguida propor a brincadeira onde as crianças vão procurar alguns tesouros em potinhos de gelatina. Cada criança devera com sua “pá” encontrar os tesouros.

 Pintando  netuno
 Materiais:
·         corantes alimentícios
·         Conta gotas
·         Sal grosso
·         Bloco de gelo
·         forma para conter a  água



Procedimentos: retomar algumas falas pertinentes a temperatura do planeta gelado Netuno. Em seguida pedir para as crianças salpicarem com sal os dois blocos de gelo (esse sal irá abrir caminhos para o corante), em seguida oferecer os conta gotas para as crianças pingarem o corante no gelo. Elas poderão observar os caminhos que as cores seguirão.

Boa aula, beijos Cacau.

Um comentário: