MENU

o que você está procurando?

23 de jun. de 2013

Programação Didática II


LING. PLÁSTICA: colagem tarsila do amaral

                            


OBJETIVO: ampliar o conhecimento das crianças sobre a obra de tarsila do amaral

PROCEDIMENTO: na semana passada as crianças fizeram a releitura de “abaporu” com tinta guache e esponja, nesta semana vamos iniciar um painel da obra: paisagem com touro, fazendo inicialmente a colagem com círculos de feltro  adesivado pintado de verde para recriar as árvores pintadas pela artista.


LING. SONORA: música: a paz - gilberto gil

OBJETIVO: ampliar repertório musical

PROCEDIMENTO: com as crianças organizadas em roda escutar a música, em seguida conversar sobre o significado de guerra e da paz.


LING. ORAL – RELÓGIO DA LEITURA –livro: cante essa história – a paz – gilberto gil e joão donato

Objetivo: abordar questões referentes À guerra, e fazer um parametro com os últimos acontecimentos da cidade (manifestações populares nas ruas)

Procedimento: com o auxilio do livro a professora contará a história duas vezes para a TURMA, a primeira sem a música, e na sequência com o audio da música. conversar ainda com os pequenos sobre as histórias que são contadas através de músicas.


LING. CORPORAL: “circuito dos amigos”

OBJETIVO: Expressão corporal e integração.

PROCEDIMENTO: os professores montarão no parque um circuito solidário (mesa, bambolês, cadeiras e caixas) onde as crianças realizaram o percurso em duplas formadas com crianças do mg i e mg ii. a finalidade deste percurso será buscar a colaboração entre as crianças.


LING. AUDIOVISUAL: DVD sítio do pica pau amarelo – viagem ao céu.

Objetivo: apresentar em vídeo uma das histórias trabalhadas com as crianças na semana do livro em abril.

Procedimento: assistir o dvd com as crianças organizadas com cadeirinhas no cantinho do SABER. organizar a entrada da sala como uma bilheteria de cinema, onde cada criança entregará um papelzinho (ingresso).

LING. CORPORAL: desenhar o corpo das crianças no chão com gizão

Objetivo: BRINCADEIRAS COM O CORPO

Procedimento: na sala de aula, montar um caminho no chão com o desenho do contorno do corpo de cada criança com gizão


LING. JOGO SIMBÓLICO: viagem ESPACIAL.

Objetivo: Estimular a imaginação e o faz de conta.

Procedimento: organizar na sala de aula as cadeiras em fileiras e na frente o painel do sistema solar que as crianças confeccionaram. com trilha sonora apropriada e efeitos sonoros, vamos criar uma viagem pelos planetas, o calor de vênus (aquecedor), o frio de netuno (ventilador da sala), a água do planeta terra (borrifador de água), a poeira dos anéis de saturno (bolas de papel), o alô do boneco e.t. que está passeando em marte (gravação) e ainda um lanchinho lunar (biscoito de polvilho). além dos efeitos sonoros, vamos propiciar um jogo de luzes com lanternas e luzes coloridas.(essa atividade é uma idéia da minha companheira de sala...professora Neide)


LING. ORAL e escrita: culinária com “espetinhos doces”

OBJETIVO: explorar a oralidade e a organização das etapas para montar a receita

PROCEDIMENTO: vamos oferecer para as crianças espetinhos e potinhos com balas de goma, pedacinhos de doce de mocotó e outros. em roda vamos anotar os ingredientes e desenhar as etapas a serem seguidas, em seguida cada criança montará seu espetinho, que depois de embalado com saquinhos de plástico (pelas crianças mesmo) serão enviados para casa, com mensagem de um bom final de semana para as famílias de nossos alunos.

LING. SONORA: música “o vira”–secos e molhados e “leãozinho”–caetano veloso

OBJETIVO: ampliar repertório musical e comparar versões musicais

PROCEDIMENTO: escutar com as crianças essas duas músicas, que já fazem parte do repertório delas por meio das regravações dessas músicas pelo conjunto palavra cantada. após escutar com as crianças as músicas, conversar sobre as diferenças entre as músicas.  

uma maravilhosa semana para nós!! 
abraços professora cacau

Nenhum comentário:

Postar um comentário