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2 de set. de 2013

Projeto Brincar

PROJETO BRINCAR
"... A criança deve ter todas as possibilidades de entregar-se aos jogos e às atividades recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela educação; a sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo deste direito". (Declaração universal dos direitos da criança, 1959)

JUSTIFICATIVA:
Por meio da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra. As brincadeiras, ao mesmo tempo em que divertem, desenvolvem várias habilidades. Pular corda, cinco Marias, pega vareta, amarelinha, cabra-cega, cantigas de roda, parlendas, telefone-sem-fio, pega-pega, esconde-esconde, dança das cadeiras e tantas outras desenvolvem e aprimoram a coordenação motora, a percepção espacial, a destreza, o ritmo, a percepção tátil, entre outros. Além disso, as instruções e combinados durante o brincar com jogos trabalham a socialização, a cooperação e a percepção da necessidade de estabelecer e seguir regras.

OBJETIVO GERAL:
Intensificar a proposta do brincar como forma de aprendizado e desenvolvimento infantil, ampliar o repertório lúdico no espaço escolar e valorizar o resgate cultural por meio da brincadeira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 - Ampliar o repertório de brincadeiras infantis,
 - Criação e recriação cultural
 - Gerar situações de integração e socialização,
 - Construção e criação de brinquedos com sucatas,
 - Criar por meio de registro, um manual sobre diferentes formas o brincar. O livro de brincadeiras para acervo da escola.
- Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação.

Sugestões de atividades:
·         Rodas de conversa (Sobre os brinquedos e a brincadeira  preferidos?).
·         Registro (painel, cartaz, etc.) por meio de desenhos e recortes, curiosidades sobre alguns brinquedos e brincadeiras.
·         Pesquisar junto com as famílias sobre as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infância.
·         Confeccionar com embalagens recicláveis alguns brinquedos e brincadeiras.
·         Organizar espaços com outros módulos para integrar as crianças durante as brincadeiras.
·         Leitura de livros focados no folclore, lendas e resgate cultural de brincadeiras.
·         Caixa surpresa com brinquedos diversos nas rodas de conversa
·         Criação de cantos na sala e no parque com mais frequência.
·    Escrever e combinar junto com as crianças regras de algumas brincadeiras para confecção do manual de brincadeiras.  




BRINCADEIRAS COM UM LENÇOL








Muitas brincadeiras, beijos cacau.


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