LING. SONORA:
ANTIGAMENTE /
TENTE ENTENDER - PALAVRA CANTADA
OBJETIVO: ampliar O repertório musical
PROCEDIMENTO: com algumas bonecas dispostas entre as crianças, A PROFESSORA
CONTARÁ uma história de uma boneca que estava triste porque achava que sua dona
havia a esquecido, mas que ACABA DESCOBRINDO QUE ISSO NÃO ERA VERDADE. após
contar essa história a professora escutarÁ com as crianças as duas músicas que
falam sobre esse sentimento do esquecimento e da lembrança. o ambiente deverá
ser organizado de uma forma tranquilA e aconchegANTE. AS CRIANÇAS DURANTE A
ATIVIDADE PODERÃO “CUIDAR” DAS BONECAS.
LING. JOGO SIMBÓLICO:
FORÇA TAREFA!
OBJETIVO: estimular
a imaginação e o faz de conta
procedimento: a professora deverá organizar uma “força tarefa” para deixar o
parque MAIS organizado e limpo. alguns objetos serão "esquecidos" pela
professora propositalmente no parque (papel amassado, folhas secas, caixas,
etc.) a professora deverá conversar com as crianças sobre a IMPORTÂNCIA de
manter nosso espaço organizado e limpo.
na sequencia as crianças poderÃo utilizar paninhos, esponjas,
ESGUICHADORES, lixeira, vassourinhas, martelos e ferramentas do kit MECÂNICA para deixar tudo em ordem.
LING. CORPORAL: “brincar
de estátua”
OBJETIVO: coordenação
motora, percepção auditiva e CONCENTRAÇÃO.
PROCEDIMENTO: a
professora vai dirigir a brincadeira com o auxilio de um cd. associando a
brincadeira com o desenvolvimento da percepção auditiva e atenção das crianças.
LING. PLÁSTICA: “papel
crepom e água”
OBJETIVO: exploração
de cores
PROCEDIMENTO: a
professora distribuirá pedaços de papel crepom e potinhos com água. assim as
crianças poderão manusear esses papeis na água criando “águas coloridas”. P.S. SE PREPAREM PARA A SUJEIRA...RSRSRS
LING. sonora: “BANDINHA
E MAESTRO”.
Objetivo: PERCEPÇÃO
AUDITIVA, CONCENTRAÇÃO E COORDENAÇÃO MOTORA
Procedimento: OFERECER
UM INSTRUMENTO PARA CADA CRIANÇA E EXPLICAR QUE CADA VEZ QUE O MAESTRO
(PROFESSORA) PARAR A BANDINHA TAMBÉM DEVERÁ FAZER SILÊNCIO.
LING. ORAL: “não
é sua, é minha!”
Objetivo: dividir BRINUEDOS e
respeitar o colega durante as brincadeiras
Procedimento: a
professora vai ler o livro e depois conversar sobre situações do cotidiano da
escola que envolva o assunto. depois pedir pra cada um pegar uma bola na caixa
e oferecer pra um amigo.
LING. corporal: “desafios
corporais”
OBJETIVO: COORDENAÇÃO MOTORA E PERCEPÇÃO
espacial
PROCEDIMENTO: solicitar que as crianças façam alguns movimentos com o
corpo que EXIJAM gradativamente um desempenho maior do que os movimentos
habituais.
LING. AUDIOVISUAL: “fantasia
2000”
Objetivo: apreciação
de música clássica
Procedimento: no
cantinho em pequenos grupos assistir o filme fantasia 2000 que apresenta
músicas clássicas como trilha sonora para seus desenhos. essa atividade servirá
para introduzir a apreciação de música clássica em alguns momentos da rotina
das crianças. como relaxamento, atividades com artes, etc.
LING. CORPORAL: “partes
do corpo que abrem e fecham”
Objetivo: explorar o
movimento e nomear partes do corpo
Procedimento: na
sala de aula, em roda propor em roda que as crianças explorem e descubram
partes do corpo que abrem e fecham como olhos, boca e mãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário