MENU

o que você está procurando?

30 de jan. de 2015

PROGRAMAÇÃO DIDÁTICA


LING. SONORA:
ANTIGAMENTE / TENTE ENTENDER  - PALAVRA CANTADA

OBJETIVO: ampliar O repertório musical  

PROCEDIMENTO: com algumas bonecas dispostas entre as crianças, A PROFESSORA CONTARÁ uma história de uma boneca que estava triste porque achava que sua dona havia a esquecido, mas que ACABA DESCOBRINDO QUE ISSO NÃO ERA VERDADE. após contar essa história a professora escutarÁ com as crianças as duas músicas que falam sobre esse sentimento do esquecimento e da lembrança. o ambiente deverá ser organizado de uma forma tranquilA e aconchegANTE. AS CRIANÇAS DURANTE A ATIVIDADE PODERÃO “CUIDAR” DAS BONECAS.


AS MÚSICAS:
TENTE ENTENDER

LING. JOGO SIMBÓLICO: FORÇA TAREFA!


OBJETIVO: estimular a imaginação e o faz de conta

procedimento: a professora deverá organizar uma “força tarefa” para deixar o parque MAIS organizado e limpo. alguns objetos serão "esquecidos" pela professora propositalmente no parque (papel amassado, folhas secas, caixas, etc.) a professora deverá conversar com as crianças sobre a IMPORTÂNCIA de manter nosso espaço organizado e limpo.  na sequencia as crianças poderÃo utilizar paninhos, esponjas, ESGUICHADORES, lixeira, vassourinhas, martelos e ferramentas do kit MECÂNICA para deixar tudo em ordem. 

LING. CORPORAL: “brincar de estátua”

OBJETIVO: coordenação motora, percepção auditiva e CONCENTRAÇÃO.
PROCEDIMENTO: a professora vai dirigir a brincadeira com o auxilio de um cd. associando a brincadeira com o desenvolvimento da percepção auditiva e atenção das crianças.

LING. PLÁSTICA: “papel crepom e água”

OBJETIVO: exploração de cores  
PROCEDIMENTO: a professora distribuirá pedaços de papel crepom e potinhos com água. assim as crianças poderão manusear esses papeis na água criando “águas coloridas”. P.S. SE PREPAREM PARA A SUJEIRA...RSRSRS

LING. sonora: “BANDINHA E MAESTRO”.

Objetivo: PERCEPÇÃO AUDITIVA, CONCENTRAÇÃO E COORDENAÇÃO MOTORA
Procedimento: OFERECER UM INSTRUMENTO PARA CADA CRIANÇA E EXPLICAR QUE CADA VEZ QUE O MAESTRO (PROFESSORA) PARAR A BANDINHA TAMBÉM DEVERÁ FAZER SILÊNCIO.

LING. ORAL: “não é sua, é minha!”

Objetivo: dividir BRINUEDOS e respeitar o colega durante as brincadeiras
Procedimento: a professora vai ler o livro e depois conversar sobre situações do cotidiano da escola que envolva o assunto. depois pedir pra cada um pegar uma bola na caixa e oferecer pra um amigo.


LING. corporal: “desafios corporais”
OBJETIVO: COORDENAÇÃO MOTORA E PERCEPÇÃO espacial
PROCEDIMENTO: solicitar que as crianças façam alguns movimentos com o corpo que EXIJAM gradativamente um desempenho maior do que os movimentos habituais.

LING. AUDIOVISUAL: “fantasia 2000”
Objetivo: apreciação de música clássica
Procedimento: no cantinho em pequenos grupos assistir o filme fantasia 2000 que apresenta músicas clássicas como trilha sonora para seus desenhos. essa atividade servirá para introduzir a apreciação de música clássica em alguns momentos da rotina das crianças. como relaxamento, atividades com artes, etc.


LING. CORPORAL: “partes do corpo que abrem e fecham”
Objetivo: explorar o movimento e nomear partes do corpo
Procedimento: na sala de aula, em roda propor em roda que as crianças explorem e descubram partes do corpo que abrem e fecham como olhos, boca e  mãos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário