JUSTIFICATIVA:
Observando
a diversidade da turma formada neste ano, assim como a necessidade de uma
independência progressiva e significativa das crianças em virtude da saída
deste espaço escolar no final do ano a identidade e autonomia devem ser
trabalhadas durante o ano orientadas por este projeto: “Eu No Mundo”
Autonomia
reflete na independência, no surgimento de um sujeito que constrói a sua história. Segundo Maciel (2001, p.17) “Ao longo
do processo histórico, o conceito de autonomia assumiu diversos significados e
constituiu, em sua essência, um projeto de natureza política”. Nesse processo
de conhecer a história individual e social, se concebe sujeito
histórico-cultural, sendo participante, estabelecendo relações econômicas,
políticas e culturais. Um ser pensante e crítico capaz de agir e modificar sua
realidade tanto individual quanto social.
No Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil a
autonomia é definida como “a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por
si próprio, levando em conta regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a
perspectiva do outro”. Mais do que autocuidado – saber vestir-se, alimentar-se,
escovar os dentes ou calçar os sapatos -, ter autonomia significa ter vontade
própria e ser competente para atuar no mundo em que vive. É na creche que a
criança conquista suas primeiras aprendizagens – adquire a linguagem, aprende a
andar, forma o pensamento simbólico e se torna um ser sociável.
A
construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações sociais. Existem
momentos onde as crianças imitam o outro, e noutros diferenciam-se. Para ajudar
as crianças nesse processo faz-se necessário criar situações nas quais elas se
comuniquem e expressem desejos, necessidades, preferências e
vontades.
Segundo o
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil a identidade é um
conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença
entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características
físicas, de modos de agir e de pensar e da história pessoal.
Consequentemente, o desenvolvimento da autoestima se dá conforme a
criança incorpora a afeição que os outros têm por ela e a confiança da qual é
alvo.
OBJETIVO
GERAL:
Despertar e
desenvolver habilidades necessárias para o desenvolvimento da autonomia e
identidade, incentivando a expressão corporal, a comunicação e autoestima.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Utilizar o corpo como forma
de expressão e comunicação;
·
Formar próprios conceitos
através de descobertas e experimentações;
·
Reconhecer procedimentos
básicos relacionados a higiene, alimentação e saúde;
·
Formar opiniões pessoais e tomar
atitudes proativas;
·
Desenvolver a autoestima para
relacionar-se com mais segurança com os
seus pares;
- Aprender
e respeitar as regras de convivência;
·
Participar na
realização de tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação,
solidariedade e ajuda na relação com o outro;
·
Favorecer o uso da linguagem
oral no grupo para relatar suas vivências em diversas situações;
·
Melhorar a dicção e pronuncia
de palavras.
·
Manipular diferentes
materiais e objetos para o aperfeiçoamento das habilidades motoras;
·
Desenvolver hábitos de
higiene e alimentação saudável;
·
Valorizar os cuidados que
devemos ter com os materiais de uso individual e coletivo;
·
Vestir-se e calçar-se sozinho;
Avaliação:
Durante todo o processo, serão feitas observações e registros
individuais dos alunos quanto aos avanços e dificuldades apresentadas no
desenvolvimento e aprimoramento das habilidades necessárias para a autonomia e
independência. Registro com fotos e filmagens, além de exposição constante na
escola para alunos, pais e funcionários dos trabalhos realizados.
TEMPO ESTIMADO:
De março a novembro de 2014
1º semestre (março – junho)
Linguagem
Oral E Escrita:
·
Pesquisa
da história do nome de cada criança;
·
Organização
do espaço coletivo com livros e revistas;
·
Histórias
e dramatizações com temas pertinentes ao assunto;
·
Crachás
com nomes;
·
Rótulos
e embalagens: leitura de informações importantes.
Linguagem
Corporal:
·
Gincanas
e percursos visando o desenvolvimento do raciocínio lógico e habilidades motoras;
·
Introdução
de curiosidades e características de alguns esportes;
·
Variadas
modalidades de dança, assim como dança livre com objetos variados;
·
Reconhecimento
das partes do corpo e seus movimentos;
2º semestre (julho
– novembro)
Natureza
e sociedade:
·
Partindo
do concreto (perto) para o abstrato (longe) trabalhar casa, rua, cidade e país;
·
Degustação
e preparo de alimentos saudáveis;
·
Profissões;
·
Recursos
naturais e preservação ambiental por meio de experimentação e vídeos;
·
Exploração
de recursos audiovisuais para trabalhar as questões de higiene pessoal ;
·
Cantigas,
parlendas e brincadeiras no foco do resgate cultural.
Identidade
e autonomia:
·
Dar
banho e vestir bonecas;
·
Brincadeiras
de encontrar e calçar o seu par de sapatos;vestir casacos;
·
Organização
das mochilas;
·
Colocar
lençol nos colchonetes;
·
Ações
da docente para a valorização de atitudes positivas dos alunos;
·
Mural
com fotos dos alunos;
·
Roda
das ideias e de pensamentos;
Culminância:
Exposição das atividades coletivas e entrega de portfólio individual de cada
criança, com as atividades individuais desenvolvidas e suas conquistas durante
o ano.
REFERÊNCIAS:
MACIEL, I M. A questão da formação: tecendo caminhos para a construção da autonomia. In: MACIEL, I M
(org.). Psicologia e Educação: novos caminhos para a formação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna,
2001. p.15-35.
BRASIL
/ Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a
Educação Infantil. Brasília: MEC/
SEF, 1998.
BRASIL
/ Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Critérios para um atendimento em creches que respeite os
direitos fundamentais das crianças. Brasília : MEC /
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