MENU

o que você está procurando?

30 de jan. de 2015

PROGRAMAÇÃO DIDÁTICA


LING. CORPORAL: passar a bola na roda
objetivo: coordenação motora e cooperação
procedimento: com as crianças em roda propor uma atividade com movimentos COM uma bola, como por exemplo passar de mão em mão, passar pela frente e por trás, ETC.




LING. ORAL – fábula: o leão e o rato
objetivo: apresentar o estilo literário: fábula, COM A MORAL DA HISTÓRIA: NÃO SE ACHE MELHOR QUE OS OUTROS, POIS TODOS SÃO IGUAIS...
procedimento: contar a história com auxílio de livro pop-up


LING. corporal: corrida dos coelhos – integração mg i
objetivo: explorar posturas corporais agachar e pular
procedimento: no parque as crianças terão que pulaR como COELHINHOS até um determinado ponto. quem chegar EM PRIMEIRO LUGAR  ganhara bAlinhas,  no final todos SERÃO PRESENTEADOS.

LING. sonora: música na VITROLINHA.
objetivo: apresentar os discos de “antigamente” para as crianças.
procedimento: em roda coNversar com as crianças sobre onde as músicas são armazenadas E "ESCRITAS" e mostrar os vinis de lp,  na sequencia ouvir algumas músicas NA VITROLINHA.



LING. ORAL – RELÓGIO DA LEITURA: LIVRO TOTEM
Objetivo: trabalhar LENDAS INDÍGENAS
Procedimento: contar a história com o apoio do livro, em seguida conversar sobre OS PERSONAGENS QUE APARECEM NO LIVRO.


LING. PLÁSTICA: PINTURA COLETIVA I PAINEL FLORESTA (LIVRO TOTEM)
OBJETIVO: PRODUÇÃO COLETIVA DE RELEITURA VISUAL DO LIVRO: TOTEM
PROCEDIMENTO: COM DIVISÃO EM PEQUENOS GRUPOS, A PROFESSORA IRÁ OFERECER ESPONJAS E TINTAS PARA QUE INICIE A PRODUÇÃO DO PAINEL. NESTA PRIMEIRA ETAPA SERÁ REPRESENTADA A FLORESTA, O CÉU E O SOL.

  
LING. AUDIOVISUAL: LENDAS INDÍGENAS (LIVRO TOTEM)
OBJETIVO: AMPLIAR REPERTÓRIO CULTURAL
Procedimento: ASSISTIR COM AS CRIANÇAS UMA SELEÇÃO DE LENDAS INDÍGENAS NO CANTINHO DO SABER. AS LENDAS SELECIONADAS SÃO:


LINGUAGEM CORPORAL: IMITANDO OS BICHOS DA FLORESTA (LIVRO TOTEM)
OBJETIVO: EXPRESSÃO CORPORAL
PROCEDIMENTO: POR MEIO DE BRINCADEIRA SUGERIR QUE AS CRIANÇAS IMITEM OS ANIMAIS ILUSTRADOS NO LIVRO TOTEM: TUCANO, PEIXE, JACARÉ, ANTA, ONÇA, MACACO

LING. SONORA: MÚSICA INDÍGENA (LIVRO TOTEM)
OBJETIVO: AMPLIAR REPERTÓRIO MUSICAL.
PROCEDIMENTO: ESCUTAR COM AS CRIANÇAS ALGUMAS MÚSICAS DO CD COM CANÇÕES DE UMA TRIBO GUARANI

LING. PLÁSTICA: PINTURA COLETIVA II -  PAINEL FLORESTA(LIVRO TOTEM)
OBJETIVO: PRODUÇÃO COLETIVA DE RELEITURA VISUAL DO LIVRO: TOTEM
PROCEDIMENTO: COM DIVISÃO EM PEQUENOS GRUPOS, A PROFESSORA IRÁ OFERECER ESPONJAS E TINTAS PARA QUE CONTINUEM A PRODUÇÃO DO PAINEL. NESTA SEGUNDA ETAPA SERÁ REPRESENTADA A CANOA E A VITÓRIA RÉGIA.


LING. PLÁSTICA: PINTURA COLETIVA III -  PAINEL FLORESTA(LIVRO TOTEM)
OBJETIVO: PRODUÇÃO COLETIVA DE RELEITURA VISUAL DO LIVRO: TOTEM
PROCEDIMENTO: COM DIVISÃO EM PEQUENOS GRUPOS, A PROFESSORA IRÁ OFERECER ESPONJAS E TINTAS PARA QUE CONTINUEM A PRODUÇÃO DO PAINEL. NESTA TERCEIRA ETAPA SERÃO REPRESENTADOS OS ANIMAIS.


LING. CORPORAL: MOVIMENTOS DE ÍNDIO (LIVRO TOTEM)
OBJETIVO: EXPRESSÃO CORPORAL
PROCEDIMENTO: CRIAR UMA GRANDE RODA DE “ÍNDIOS” PARA IMITARMOS ALGUNS MOVIMENTOS COMO BATER OS PÉS, CAÇAR COM ARCO E FLECHA, PESCAR COM LANÇA, DANÇA DA CHUVA, ETC.


LING. ORAL – RELÓGIO DA LEITURA: livro QUAL O SABOR DA LUA?
Objetivo: TRABALHAR A COOPERAÇÃO
Procedimento: contar a história com o apoio do livro E PAINEL DE HISTÓRIA COM DEDOCHES.


LING. AUDIOVISUAL: VIDA DE ÍNDIO (LIVRO TOTEM)
OBJETIVO: apresentar para as crianças um pouco da rotina de uma criança indígena
Procedimento: assistir com as crianças o vídeo selecionado para conversar na sequencia sobre as diferenças e similaridades entre a nossa rotina e a rotina dos índios.
roda da novidade: LIVRO: OS TRÊS LADRÕES

LINGUAGEM PLÁSTICA: COLAGEM COLETIVA IV -  PAINEL FLORESTA(LIVRO TOTEM)
OBJETIVO: PRODUÇÃO COLETIVA DE RELEITURA VISUAL DO LIVRO: TOTEM
PROCEDIMENTO: FINALIZAÇÃO DO PAINEL EM TECIDO COM A COLAGEM DE UM ÍNDIO QUE SERÁ DESENHADO CONTORNANDO O CORPO DE UMA CRIANÇA DA SALA E FINALIZADO COM COCAR E TANGA ENFEITADOS PELAS CRIANÇAS.

LING. MATEMÁTICA: CULINÁRIA - BOLINHOS DE LUA (LIVRO TOTEM)
Objetivo: CONTATO INICIAL COM AS NOÇÕES DE PESO, QUANTIDADE E VOLUME.
Procedimento: MANIPULAR OS INGREDIENTES COM AS CRIANÇAS SEGUINDO A RECEITA ESCOLHIDA. 

P.S. EU ASSEI OS BOLINHOS NA MÁQUINA DE CUPCAKES NA PRÓPRIA SALA PARA QUE AS CRIANÇAS PUDESSEM ACOMPANHAR O PROCESSO, COM CHEIROS, TEMPERATURAS, ETC. 
      RECEITA:
      1 pote de iogurte natural
      2 colheres (sopa) de manteiga
      2 colheres (sopa) de açúcar
      1 ovo
      1 colher (chá) de sal
      2 xícaras (chá) de farinha de trigo
      2 colheres (sopa) de fermento químico em pó
      1 gema para pincelar


Nenhum comentário:

Postar um comentário