LING. PLÁSTICA: móbile em pé – alexander Calder
OBJETIVO:
ampliar o conhecimento das crianças sobre diferentes tipos de obras artísticas
e apresentar o escultor alexander calder – percursor da técnica de escultura
tipo móbile – a arte que se move.
PROCEDIMENTO:
cravar alguns fios de telefone coloridos ou arames encapados em uma base de isopor
e solicitar que as crianças ondulem esses fios. em seguida oferecer pedaços de
papelão, papel alumínio, tampinhas de refrigerante, fitas coloridas, de forma
que as crianças organizem a distribuição e fixação destas nos arames.
LING. SONORA: dramatização da música esse e
aquela - palavra cantada
OBJETIVO:
incentivar a expressão corporal e musical das crianças
PROCEDIMENTO:
oferecer alguns recursos e colocar a disposição das crianças para eles
encenarem a letra da música.
LING. ORAL – RELÓGIO DA LEITURA –livro: meu museu – MAISA ZAKZUK
Objetivo:
apresentar uma IDÉIA sobre o espaço de um museu (projeto pequenos arteiros)
Procedimento:
com o recurso do livro e um tablet a professora primeiramente contará o livro e
na sequencia algumas imagens do masp e
de outros museus famosos como o Moma e o louvre.
LING. CORPORAL: elos humanos
OBJETIVO:
coordenação motora e cooperação.
PROCEDIMENTO:
dividir a turma em TRÊS grupos e prende - los com tiras de tecido. EM SEGUIDA
PROPOR AÇÕES QUE DEMANDEM UM TRABALHO EM EQUIPE PARA A EXECUÇÃO. COMO POR
EXEMPLO, SENTAR JUNTOS, VESTIR UMA PEÇA DE ROUPA, PEGAR ALGUMAS MOCHILAS,ETC.
LING. AUDIOVISUAL: AS CORES – BABY QI
Objetivo:
REFORÇAR O CONHECIMENTO DAS CORES
Procedimento:
assistir o dvd com as crianças organizadas com cadeirinhas no cantinho do
SABER. ESTE FILME É RICO EM IMAGENS DE
CORES E TEM COMO FUNDO MÚSICA CLÁSSICA.
LING. JOGO SIMBÓLICO: FEIRA LIVRE NO SOLÁRIO E
HOSPITAL-MATERNIDADE NA SALA DE AULA
Objetivo:
Estimular a imaginação e o faz de conta.
Procedimento:
organizar OS ESPAÇOS E MESCLAR AS TURMAS NA HORA DE DIVIDIR AS CRIANÇAS PARA A
BRINCADEIRA. ENQUANTO NO SOLÁRIO VAI SER CRIADA UMA FEIRA LIVRE, COM CABANA, VERDURAS
E FRUTAS, CARRINHO, MEGAFONE, ETC. ENQUANTO NA SALA VAMOS RECRIAR UMA
MATERNIDADE COM BONECAS, ACESSÓRIOS DE MÉDICO, ROUPINHAS, PANOS, ETC.
LING. CORPORAL: BRINCADEIRAS
COM O CORPO
Objetivo: AUTO CONHECIMENTO CORPORAL
Procedimento:
iNTEGRAR AS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS : “ESTÁTUA” E “ SR.MESTRE MANDOU” COM
MOVIMENTOS CORPORAIS QUE EXIJAM DIFERENTES GRAUS DE COORDENAÇÃO MOTORA.
LING.
ORAL e escrita: CULINÁRIA -
ESPETINHOS DE BANANA COBERTO DE CHOCOLATE
OBJETIVO:
NOÇÕES DE QUANTIDADE, ORGANIZAÇÃO DE ETAPAS.
PROCEDIMENTO:
ORGANIZAR OS INGREDIENTES E SEPARAR A TURMA EM DOIS GRUPOS, ONDE CADA
PROFESSORA IRÁ SEGUIR O PASSO A PASSO DA RECEITA (ESPETAR RODELAS DE BANANA EM
PALITOS DE PICOLÉ, EM SEGUIDA PASSAR NO CHOCOLATE DERRETIDO E NO CONFEITO
GRANULADO, COLOCAR PARA DESCANSAR NUMA FORMA FORRADA COM PAPEL MANTEIGA). NA HORA
DO LANCHE DA TARDE AS CRIANÇAS DEGUSTARÃO O ESPETINHO DE BANANA QUE CADA UM FEZ.
LING.
SONORA: livro e cd Barulho, barulhinho e
barulhâo – ARTHUR NESTROVSKI
OBJETIVO:
trabalhar a memória auditiva, ligar imagens aos sons do nosso dia a dia.
PROCEDIMENTO:
A PROFESSORA IRÁ UTILIZAR ALÉM DO LIVRO UM CD COM OS SONS QUE ESTÃO NO LIVRO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário