MENU

o que você está procurando?

1 de set. de 2013

Programação Didática IV


LING. PLÁSTICA: móbile em pé – alexander Calder
              
OBJETIVO: ampliar o conhecimento das crianças sobre diferentes tipos de obras artísticas e apresentar o escultor alexander calder – percursor da técnica de escultura tipo móbile – a arte que se move.
PROCEDIMENTO: cravar alguns fios de telefone coloridos ou arames encapados em uma base de isopor e solicitar que as crianças ondulem esses fios. em seguida oferecer pedaços de papelão, papel alumínio, tampinhas de refrigerante, fitas coloridas, de forma que as crianças organizem a distribuição e fixação destas nos arames.

LING. SONORA: dramatização da música esse e aquela  - palavra cantada
OBJETIVO: incentivar a expressão corporal e musical das crianças
PROCEDIMENTO: oferecer alguns recursos e colocar a disposição das crianças para eles encenarem a letra da música.

LING. ORAL – RELÓGIO DA LEITURA –livro: meu museu – MAISA ZAKZUK
Objetivo: apresentar uma IDÉIA sobre o espaço de um museu  (projeto pequenos  arteiros)
Procedimento: com o recurso do livro e um tablet a professora primeiramente contará o livro e na sequencia algumas  imagens do masp e de outros museus famosos como o Moma e o louvre.

LING. CORPORAL: elos humanos
OBJETIVO: coordenação motora e cooperação.
PROCEDIMENTO: dividir a turma em TRÊS grupos e prende - los com tiras de tecido. EM SEGUIDA PROPOR AÇÕES QUE DEMANDEM UM TRABALHO EM EQUIPE PARA A EXECUÇÃO. COMO POR EXEMPLO, SENTAR JUNTOS, VESTIR UMA PEÇA DE ROUPA, PEGAR ALGUMAS MOCHILAS,ETC.

LING. AUDIOVISUAL: AS CORES – BABY QI
Objetivo: REFORÇAR O CONHECIMENTO DAS CORES
Procedimento: assistir o dvd com as crianças organizadas com cadeirinhas no cantinho do SABER. ESTE  FILME É RICO EM IMAGENS DE CORES E TEM COMO FUNDO MÚSICA CLÁSSICA.


LING. JOGO SIMBÓLICO: FEIRA LIVRE NO SOLÁRIO E HOSPITAL-MATERNIDADE NA SALA DE AULA
Objetivo: Estimular a imaginação e o faz de conta.
Procedimento: organizar OS ESPAÇOS E MESCLAR AS TURMAS NA HORA DE DIVIDIR AS CRIANÇAS PARA A BRINCADEIRA. ENQUANTO NO SOLÁRIO VAI SER CRIADA UMA FEIRA LIVRE, COM CABANA, VERDURAS E FRUTAS, CARRINHO, MEGAFONE, ETC. ENQUANTO NA SALA VAMOS RECRIAR UMA MATERNIDADE COM BONECAS, ACESSÓRIOS DE MÉDICO, ROUPINHAS, PANOS, ETC.

LING. CORPORAL:  BRINCADEIRAS COM O CORPO
Objetivo:  AUTO CONHECIMENTO CORPORAL
Procedimento: iNTEGRAR AS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS : “ESTÁTUA” E “ SR.MESTRE MANDOU” COM MOVIMENTOS CORPORAIS QUE EXIJAM DIFERENTES GRAUS DE COORDENAÇÃO MOTORA.

 LING. ORAL e escrita: CULINÁRIA  - ESPETINHOS DE BANANA COBERTO DE CHOCOLATE

OBJETIVO: NOÇÕES DE QUANTIDADE, ORGANIZAÇÃO DE ETAPAS.
PROCEDIMENTO: ORGANIZAR OS INGREDIENTES E SEPARAR A TURMA EM DOIS GRUPOS, ONDE CADA PROFESSORA IRÁ SEGUIR O PASSO A PASSO DA RECEITA (ESPETAR RODELAS DE BANANA EM PALITOS DE PICOLÉ, EM SEGUIDA PASSAR NO CHOCOLATE DERRETIDO E NO CONFEITO GRANULADO, COLOCAR PARA DESCANSAR NUMA FORMA FORRADA COM PAPEL MANTEIGA). NA HORA DO LANCHE DA TARDE AS CRIANÇAS DEGUSTARÃO O ESPETINHO DE BANANA QUE CADA UM FEZ.

LING. SONORA: livro e cd Barulho, barulhinho e barulhâo – ARTHUR NESTROVSKI
OBJETIVO: trabalhar a memória auditiva, ligar imagens aos sons do nosso dia a dia.
PROCEDIMENTO: A PROFESSORA IRÁ UTILIZAR ALÉM DO LIVRO UM CD COM OS SONS QUE ESTÃO NO LIVRO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário